Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?
E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida.
Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.

É importante citarmos as três parábolas contada por Jesus...

As parábolas são muito comuns na literatura oriental e consistem em histórias que pretendem trazer algum ensinamento de vida. Possuem simbolismo, onde cada elemento da história tem um significado específico. Algumas das parábolas mais famosas são as parábolas bíblicas, especificamente as parábolas de Jesus, que eram histórias com elementos comuns da cultura daquele tempo que tinham como objetivo ensinar coisas sobre o Reino de Deus.

Na primeira parábola da ovelha perdida, Jesus propõe com intenção de mostrar que Deus se preocupa com qualquer ovelha que se perde do seu rebanho, em que Ele vai buscar até encontrá-la. Deus não desiste dos que se afastam dEle.

"Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento."       (Lucas 15:7)

Na última parábola proposta por Jesus do filho pródigo, o pai fica ancioso e feliz pela volta do filho mais novo que pediu os bens a que tinha direito, gastou tudo e retornou arrependido querendo apenas ser empregado de seu pai. Nesta parábola Deus é apresentado como um Pai amoroso que se alegra com a volta dos filhos que dEle se afastaram e por isso se alegra e faz festa.

'Mas nós tínhamos que comemorar e alegrar-nos, porque este seu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado’.                                  (Lucas 15:32)

Na parábola da Dracma perdida, Deus é comparado com a mulher que se preocupa em procurar o que se perdeu, não importando o seu valor (Talvez para as pessoas você não tenha valor ou seja muito pequeno, mas para Deus você é valioso e grande). Ela tinha ainda 09 moedas, mas se empenha para procurar a que se encontrava perdida. Ela faz uma faxina para encontrar.

Quando alguém peca, se afasta do Senhor!

"Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende."           (Lucas 15:10)                                                               

 

O que fez a mulher?

1-Acendeu a Candeia...

Luz (A ação reveladora do Epírito Santo ao homem)                                                  

No escuro não se econtrava os valores perdidos.

Nós precisamos examinar a nós mesmos, precisamos encontrar dentro de nós o que foi perdido.

2- Varreu a casa...

A sujeira impede de encontrar a moeda, o valor perdido. A sujeira vai penetrando dentro da alma. Livre-se da sujeira para encontrar a dracma que está perdida até mesmo dentro de nós.

3- Procurou com diligência...

Diligência (qualidade de busca)

Temos que ter atitude para resgatar os valores perdidos, ter disposição para o concerto, pois Deus não dá nada para quem não valoriza, Jesus não dá pérolas aos porcos.

Precisamos ter fé e perseverá na busca.

"É sobre o sedento que Ele derramará água"    (Isaías 44:3)

4- Alegrou-se com amigos...

Quando aquela mulher encontrou sua Dracma perdida, ela chamou seus amigos para partilhar com ela de sua alegia, de sua vitória (precisamos nos encontrar para nos alegrar). Testemunhe da sua vitória para o mundo, para que todos possam ver as maravilhas que o Senhor faz.

"O testemunho da reconquista, desperta outros para crerem"      (1Coríntios1:4)

 

Que a Paz do Senhor 

esteja sobre a sua

VIDA!!!

Se voê já desejou compreender a vontade de Deus de imediato ao atravessar uma ponte perigosa, então você está em boa companhia. É nesse exato momento em que devemos saber que o Espirito Santo que habita em nós é quem nos apresenta a Salvação. O Espírito Santo é quem nos capacita para tudo o que Deus nos manda fazer, quando a palavra de Deus não fizer sentido para você, ele lhe mostrará o que ela quer dizer, se houver algo em você que estiver impedindo o agir de Deus, ele revelará a você. O Espírito Santo pode fortalecê-lo, encorajá-lo e capacitá-lo, portanto não impeça-o de estar em sua vida.

De onde provem o Espírito Santo?

O Espírito Santo provem de Deus...

"Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou.
Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo."
João 7:16,17

 

Em que momento o Espírito Santo habita em nós?

No momento em que aceitamos Jesus Cristo como nosso Salvador. Foi nos dado uma promessa de que nunca estariamos sozinhos.

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós."
João 14:16-18

 

Porquê o Espírito Santo habita em nós?

Para que atráves  do Espírito Santo possa ser manifestado a vida de Cristo em nós. Ele nos ajudará nos momentos mais difíceis.

"Eis que depositarei o meu Espírito no interior de cada pessoa e vos capacitarei para agires de acordo com as minhas leis e princípios; e assim obedecereis fielmente aos meus mandamentos!"

Ezequiel 36:27

 

Como o Espíto santo nos ajuda e nos guia?

1- Na prática: Ele nos alerta do perigo, nos reveste de armaduras para podermos suportar as adversidades. Ele sabe exatamente o que precisamos e a quantidade certa a nos dar.

2- Pessoal: O Espírito vive em nós e nos conhece melhor do que nós mesmos, ele nos capacita para que possamos ser uma pessoa segundo coração de Deus.

3- Acessível: Deus está disponível a nós 24 horas por dia, 30 dias por mês, 365 dias por ano, ele nunca dorme e está de intermédio por nós.

4-Confiável- Não há problemas que Deus não possa resolver. O Espírito Santo não só nos ajudará passar por adversidades como também usará o fardo que recaem sobre nós para que possamos aprender a confiar no poder de Deus e no seu amor por nós. Mesmo quando não sabemos pedir, o Espírito Santo intercede por nós.

"Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor. 27E Deus, que vê o que está dentro do coração, sabe qual é o pensamento do Espírito. Porque o Espírito pede em favor do povo de Deus e pede de acordo com a vontade de Deus. 28Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano. 29Porque aqueles que já tinham sido escolhidos por Deus ele também separou a fim de se tornarem parecidos com o seu Filho. Ele fez isso para que o Filho fosse o primeiro entre muitos irmãos."

Romanos 8:26-29

 

Seja dada a Ele, toda honra que é devida!!!

Deus os abençoe...

 

 

"Espera no Senhor,

anima-te,e ele fortalecerá o teu coração;

espera, pois, no Senhor."

Salmos 27:14

 

A vida é cheia de decisões, e, se quisermos fazer as escolhas certas para agradar a Deus, precisamos da direção dEle.

Deus promete agir em nosso favor quando esperarmos por ele. Se passarmos à frente dele e tentarmos consertar as coisas à nossa maneira ou manipular as circunstâncias, com certeza ficaremos frustrados. No entanto, se esperarmos no Senhor, nosso Deus soberano agirá em nosso favor.

 

"Ao contrário: sua plena satisfação está na lei do SENHOR, e na sua lei medita, dia e noite!" Salmos 1:2

 

5 Requisitos para aprender a confiar no Senhor!

 

1- Ter esperança:

Ter esperança é confiar perseverantemente no futuro.

"Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro." 
Jeremias 29:11

Quem espera, espera confiantemente no Senhor!!!

 

2- Ser paciente:

Quando esperamos no Senhor com paciência, suportamos dores, infortuníos sem queixas e com resignação.

"Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos."
Romanos 8:25

Sedes pacientes na atribulaçaõ!!!

 

3- Não ser preciptado: 

Não devemos tomar atitudes com inteligência, lógica, sentimentos passageiros ou por opnião de outras pessoas se não estamos primeiro na direção de Deus.

"Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos."
1 Coríntios 14:33

Não tome decisões quando há confusão em seu coração...

"E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos."
Colossenses 3:15

Quando haver a paz no seu coração, esta é a hora de se levantar e agir com a direçao do Senhor.

 

4- Não murmurar:

O povo de Israel permaneceu no deserto por 40 anos por tanto murmurarem, por ser desobediente.Todos viram o Mar Vermelho se abrindo, o pão do céu caindo, enfim muitos milagres, mas mesmo assim não acreditaram no Deus vivo e continuaram a murmurar das maravilhas que Deus operava ali.

"E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor."
1 Coríntios 10:10

Exalte, adore ao Senhor, mesmo quando tudo não vai bem...

5- Não ser ancioso:

As preocupações do mundo, a correria do dia a dia muitas veses nos tira a atenção ao que realmente importa, a confiança que devemos ter no Senhor. Ficamos preocupados com o dia de amanhã e nos esquecemos que "o amanhã" não existe, que "o amanhã" é hoje. 

"Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês."
1 Pedro 5:7

Aquietai-vos os corações, pois Deus é conosco...

 

 

Seja ele o motivo do seu louvor, pois ele é o seu Deus, que por vocês fez aquelas grandes e temíveis maravilhas que vocês viram com os próprios olhos.

Deuteronômio 10:21

Nenhum mal te alcançará!

Salmos 112:6-8

Porque nunca será abalado; o justo estará em memória eterna.

Não temerá maus rumores; o seu coração está firme, confiando no Senhor.
O seu coração está bem confirmado, ele não temerá, até que veja o seu desejo sobre os seus inimigos.

  • Deus não faz acepção de pessoas em relação a salvação, mas todo aquele que serve a Deus tem um tratamento especial. Deus ama a todos nós de maneira incondicional e aquele que aceita a Deus com seu único e suficiente Salvador terá uma vida diferente. Em Malaquias 3:18 diz: “Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve.”

Ele diz que há uma diferença entre aquele que serve a Deus e aquele que não o serve, pois quando o dia mal chega ao ímpio ele fica perdido sem saber o que fazer e a quem recorrer e muitas vezes acaba caindo nas armadilhas do diabo, ele usa as armas erradas, sendo assim um tolo, pois seu coração não está voltado para DEUS. Mas aquele que serve age diferente, diz o Salmista: “ O justo não temerá os maus rumores, o seu coração está firme, confiando no Senhor.” Ele quer dizer que o justo não teme o dia mau, pois ele sabe a quem ele serve, em quem ele confia, e no seu coração já está confirmado pelo Senhor. O inimigo pode até tentar desviar os seus pensamentos e suas atitudes, mas o justo permanece na rocha que é Jesus porque ele confia a quem ele entregou a sua vida.

Seja sempre o servo do Senhor.
Deus abençoe a sua vida!